Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Maranhão

Institucional

Quem Somos

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Maranhão – Sindaftema é uma entidade civil sem fins lucrativos que representa legitimamente a classe dos Auditores Fiscais do Estado do Maranhão.

A história do SINDAFTEMA começa no dia 11 de março de 2006, quando vários auditores fiscais se reuniram na Associação dos Auditores Fiscais do Tesouro Estadual do Maranhão – AAFTEMA, localizada na Praia do Araçagy, e resolveram criar o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual – SINDAFTEMA, com o objetivo de fortalecer ainda mais a categoria fiscal, representando e defendendo os direitos e interesses dos auditores fiscais do Maranhão.

Porém, o direito de representar a categoria não foi fácil. Foi preciso enfrentar muitos obstáculos para que o SINDAFTEMA pudesse ser legitimado, o que foi enfim reconhecido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão – 16ª Região, no dia 15 de março de 2011, exatamente 05 anos após a sua fundação.

Ao longo destes dez anos de sindicalismo, o SINDAFTEMA transformou-se em um dos movimentos de grande expressão perante a categoria fiscal do estado, pois está sempre focado em enaltecer a importância do trabalho do Auditor Fiscal na construção de uma política tributária justa e eficiente. Também se tornou uma instituição forte por representar mais de 346 filiados (ativos, aposentados e pensionistas), diferenciando-se pela força com que os defende, não medindo esforços para garantir seus direitos, seu bem-estar e sua valorização. 

Além do direito de representar única e exclusivamente a categoria dos auditores fiscais no Estado, o SINDAFTEMA conquistou ainda outras demandas como: a conquista do registro sindical; a desvinculação do teto salarial ao do governador; a filiação à Federação Nacional do Fisco – FENAFISCO e o direito à implantação dos 21,7% nos contracheques de todos os auditores, percentual referente à perda salarial ocorrida em 2006, durante reajuste concedido pelo governador da época, inclusive com o direito ao retroativo dos últimos 05 anos.

Apesar das conquistas, ainda há muito que fazer! O SINDAFTEMA continua na luta pela Paridade salarial entre ativos e aposentados, pela Criação da Lei Orgânica da Administração Tributária a nível estadual, que trará independência ao Fisco fortalecendo assim o seu controle interno e, além disso, permanece também atento aos anseios da categoria. 

top