São Luís sedia 182º Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco.

Na última quinta e sexta-feira (08 e 09/6) a capital maranhense recebeu os dirigentes sindicais dos fiscos estaduais de todo o Brasil para 182ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco – Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital.

O evento foi realizado no Hotel Luzeiros e contou com a presença de dirigentes sindicais dos estados do Ceará, Tocantins, Roraima, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso, Acre, Rio Grande do Sul, Paraná, Sergipe, Pará, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Piauí.

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Maranhão – Sindaftema (Comissão Social) e o Sindicato do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Fazenda Estadual do Maranhão – Sintaf / Ma (Comissão Operacional), foram os sindicatos anfitriões do evento.

O Conselho Deliberativo da Fenafisco (CD) é a instância de direção colegiada da entidade nacional que se reúne para debater temas de interesse da categoria e de interesse do serviço público a nível nacional, a fim de que sejam definidas estratégias de mobilização da federação. Além da pauta específica, a reunião é um espaço de intercâmbio de experiências entre os Estados.

Entre os principais assuntos em pauta estavam: as ações promovidas pelos sindicatos filiados em suas regiões, a luta contra a aprovação das reformas trabalhista e da previdência, e a campanha da federação pela aprovação no Congresso Nacional, da PEC 186/2007.

19181879_1546153438741762_1889354988_o

O secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Fazenda do Maranhão, Magno Vasconcelos, participou da abertura da reunião representando o secretário Marcellus Alves e o governador do Estado, Flávio Dino. Na ocasião, ele deu as boas-vindas aos participantes e falou ainda sobre a ótima situação financeira do Maranhão, que atualmente está em 2° lugar no ranking dos estados com a melhor situação fiscal do país.

DSC_0284

O encerramento do evento contou com a participação do juiz Márlon Reis, um dos idealizadores do projeto “Ficha Limpa”. Ele fez um bate-papo com os participantes sobre a Ética na Política Brasileira, analisando o atual cenário do país que atualmente passa por momentos cada vez mais vergonhosos diante de tantos escândalos de corrupção noticiados diariamente pela imprensa. Márlon fez um relato de suas experiências como juiz eleitoral e abordou a falta de moralidade e ética dos políticos, o que têm provocado na sociedade um sentimento de repúdio e ao mesmo tempo o desejo urgente de mudança através de uma reforma política.

DSC_0275

Ascom / Sindaftema

top