Maranhão vai na contramão da crise e apresenta superávit de quase meio bilhão.

Levantamento realizado pelo G1, apontou que o Maranhão é um dos sete estados com superávit na economia e possui uma das melhores situações financeiras do país. Segundo dados Setor Público Brasileiro (Sincofi), do Tesouro Nacional, o Estado teve lucro primário de R$ 438 milhões no primeiro semestre deste ano, quase o mesmo valor registrado no mesmo período do ano passado.

Em um questionário composto por sete perguntas destinados a todas unidades da federação, o Maranhão foi o único a responder com boas perspectivas. Segundo a assessoria do Governo, o Estado conseguiu algumas façanhas no período atual, como a manutenção dos salários em dia, dinheiro em caixa para o 13ª  além da manutenção dos investimentos.

O Maranhão também foi destaques pelas obras continuarem com os mesmos prazos de entrega e pela fama de ser um bom pagador. O Palácio dos Leões também informou que não houve a necessidade e nem análise para decretar calamidade no Estado nos últimos dois anos.

O balanço fiscal dos estados está disponível no Sincofi. Os dados levam em conta os balanços das contas feitos com as despesas empenhadas ou seja, dívidas assumidas pelo estado, mas que não necessariamente já estão pagas até o período compreendido no balanço, como explica Waldemir Luiz de Quadros, professor de economia do setor público da PUC-SP. “O balanço empenhado dá a dimensão, economicamente, do que eles decidiram gastar. O liquidado é o que ele atestou que foi gasto.”

Fonte: Marrapa.com

top