Sindaftema saúda novos auditores fiscais empossados.

A Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão concluiu este mês, a posse de 12 novos auditores fiscais que foram nomeados este ano, através de atos publicados no Diário Oficial do Estado nos dias 23 de fevereiro e 15 de março de 2021.

Os novos servidores aprovados no último concurso público da Sefaz/MA foram empossados de forma gradativa, segundo informações da Assessoria de Recursos Humanos. O certame foi realizado em 2016 e prorrogado até 2020, mas devido à pandemia do Covid-19, a validade dos concursos foi suspensa pelo Governo do Estado enquanto durar a situação de calamidade pública.

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Maranhão (SINDAFTEMA) celebra a chegada dos novos colegas em um momento importante para o Estado. “Como defendemos uma Sefaz forte e eficiente, sabemos da importância de novos profissionais qualificados em meio aos tempos difíceis. Os doze colegas chegam para fortalecer o nosso sistema de fiscalização e principalmente de arrecadação. É um reforço na garantia de recursos para beneficiar as diversas áreas do nosso Estado, principalmente a saúde e economia.” Afirmou Raymundo Emídio, presidente do sindicato.

Emídio também manifestou sua satisfação ao ver que alguns auditores já começaram a se filiar ao Sindaftema. “É gratificante tê-los ao nosso lado, e ver que eles têm a consciência de que juntos podemos fortalecer as lutas da categoria.”

Nomeações não foram suficientes para suprir as necessidades da Sefaz.

O Governo do Estado nomeou na primeira convocação, ainda em 2016, 35 auditores fiscais. Em fevereiro de 2019, foi publicada a nomeação de mais 35. Porém, devido à migração de alguns servidores para outros estados onde foram aprovados em concursos anteriores, houve uma defasagem no quadro funcional da Casa. Além disso, existem muitos auditores aptos à aposentadoria, surgindo assim a necessidade das novas convocações.