Nesta quarta-feira (23/06), o presidente do Sindaftema, Raymundo Emídio, reuniu-se por meio de videoconferência com a comissão dos excedentes do concurso público para o cargo de Auditor Fiscal da Sefaz/MA, realizado em 2016.

A comissão foi representada pelos Srs. Diego Santos e Fabrício Oliveira. Na ocasião, eles solicitaram ao sindicato o apoio para pleitear junto à Sefaz novas convocações para os cargos vagos de Auditor, bem como a prorrogação do prazo de validade do concurso.

Segundo a Lei nº 10.765 de 29/12/17, o total de vagas aprovadas para o quadro de Auditor Fiscal na Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão é de 341. De acordo com a Assessoria de Recursos Humanos da Sefaz, o órgão possui atualmente 236 auditores em exercício. Destes, muitos se encontram em abono permanência e em pedidos de aposentadoria.

Os membros da comissão de excedentes destacaram que a Sefaz encontra-se com 105 cargos vagos para auditor. Para eles, o essencial seria que o Sindaftema pleiteasse as nomeações visando o preenchimento total das vagas em vacância. Seria mais vantajoso para a Sefaz aproveitar os excedentes do concurso do que a realização de um novo certame.

Ao todo, foram oferecidas 50 vagas no concurso da Sefaz/MA, sendo 35 vagas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual. O presidente do Sindaftema, Raymundo Emídio, explicou que todos os candidatos aprovados dentro das vagas foram nomeados, mas foram acontecendo vacâncias nos cargos devido a alguns auditores que assumiram no órgão optarem por outros estados onde foram aprovados em concursos anteriores. Com isso, foram necessárias novas nomeações e já foram convocadas aproximadamente 100 pessoas para o cargo.

Emídio afirmou o apoio do Sindaftema ao preenchimento das vagas para o cargo de Auditor Fiscal não apenas para os casos de reposição, mas para a ocupação de todas as vagas que ainda não estão ocupadas na Sefaz. Para isso, garantiu que o Sindaftema continuará lutando pela prorrogação do prazo de validade do concurso para que mais pessoas ingressem na Secretaria da Fazenda e fortaleçam o trabalho de arrecadação e o combate à sonegação no Estado.

Ascom / Sindaftema.