O trabalho dos servidores do fisco estadual do MA, em especial os auditores fiscais, tem sido fundamental para garantir os recursos necessários ao desenvolvimento do estado e implementação de políticas públicas nas áreas da saúde, segurança, educação e infraestrutura. Através de ações estratégicas no combate à corrupção e sonegação, a fiscalização tributária do Maranhão alcançou resultados positivos no primeiro semestre de 2025.
De acordo com o Núcleo de Estudos Econômico-Fiscais (NEEF) da Secretaria de Estado da Fazenda, o aumento real da arrecadação foi de 10,99% entre janeiro e junho, acima da inflação medida pelo IPCA-IBGE, a preços de junho de 2025. Em valores reais, a receita alcançou R$ 8,7 bilhões superando a receita do mesmo período do ano anterior, que totalizou o montante de R$ 7,8 bilhões.
Produtividade
Levando em consideração a dedução de parte do crescimento real da arrecadação proporcionada pelo aumento da alíquota modal (de 22% para 23%), apurou-se um crescimento real de 8,15% na arrecadação em comparação com o primeiro semestre de 2024.
O resultado superou o parâmetro de 3% que serve de referência para o pagamento da gratificação por produtividade pelo desempenho do órgão fazendário, garantindo aos auditores fiscais e demais servidores do Grupo TAF da Sefaz o pagamento de 100% da parcela da gratificação.
Os bons parâmetros só reforçam a importância do trabalho dos auditores fiscais para a saúde financeira do Maranhão e para a sociedade. Através dos recursos financeiros obtidos, o Estado assegura a construção e manutenção de infraestruturas vitais como hospitais, escolas, estradas, pontes, e demais investimentos necessários para um serviço público de qualidade e melhoria de vida da população.
Nosso reconhecimento aos auditores fiscais! Uma categoria comprometida com seu trabalho e que oportuniza o desenvolvimento socioeconômico de seu estado.
Sindaftema.