Em um jantar dançante com cerca de 300 convidados, o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Maranhão – Sindaftema celebrou na noite da última sexta-feira (16/03), seus 12 anos de atuação e representatividade da categoria dos auditores fiscais maranhenses.

Realizada na Real Promoções, a comemoração contou com a presença do Secretário de Estado da Fazenda do Maranhão, Marcellus Alves, na ocasião também representando o Governador do Estado, Flávio Dino, que havia confirmado presença no evento, porém, não pôde comparecer devido a imprevistos de última hora. O Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Deputado Othelino Neto, também presença confirmada, não teve condições de participar do encontro.

Além de comemorar a passagem do seu aniversário, o evento também foi marcado pela entrega de homenagens a algumas pessoas que contribuíram para valorização da categoria, em especial, com a conquista da Recriação do Grupo Ocupacional Tributação, Arrecadação e Fiscalização – TAF, através da Lei nº 10.765/2017, que trouxe consigo o Adicional por Qualificação em caráter permanente e a Incorporação da “PR” (Participação nos Resultados) ao vencimento-base de todos os auditores fiscais do Maranhão (ativos, aposentados e também pensionistas).

Em seu discurso de boas-vindas, o Presidente do Sindaftema, Raymundo Emídio dos Santos, enalteceu as conquistas do sindicato ao longo dos últimos meses e agradeceu a união de todos os envolvidos no projeto de implantação da “PR”, em especial, aos colegas da Secretaria da Fazenda que somaram ao Sindaftema para conseguir a aprovação da Lei. Na oportunidade, Emídio enalteceu o apoio imprescindível do Secretário da Fazenda, Marcellus Alves, que serviu como elo nas negociações com o Governador Flávio Dino. Além disso, parabenizou a atitude do governador por conceder à categoria fazendária tamanho reconhecimento.

O Diretor Social do Sindaftema e também Diretor para Assuntos Técnicos da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco, Ronaldo Oliveira, representou o Presidente da Federação, Charles Alcântara. Em seu nome, ele saudou o Sindaftema pela vitoriosa passagem do seu décimo segundo ano de fundação e felicitou todos os Fazendários do Estado do Maranhão pelas recentes conquistas alcançadas.

Representando o setor de aposentados e pensionistas do Sindaftema, a diretora Maria do Socorro Guará, agradeceu a atuação dos colegas que lutaram para que os aposentados e pensionistas não ficassem de fora dessa conquista. Segundo ela, a incorporação da “PR” aos vencimentos dos servidores aposentados é um reconhecimento do Governo do Estado àqueles que muito contribuíram no passado para o desenvolvimento do Maranhão.

Em nome dos auditores fiscais em atividade na Sefaz, o auditor fiscal Jorge Castro aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho do Sindaftema realizado em conjunto com o Sindicato do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Fazenda Estadual do Maranhão – SINTAF/MA, e enalteceu a atuação da vice-presidente do Sindaftema, Cláudia Oliveira, na busca pela incorporação da “PR” aos vencimentos da categoria. “Precisamos destacar o trabalho de uma pessoa que esteve envolvida muito fortemente nesse processo, a nossa amiga Cláudia Oliveira, que fez um trabalho espetacular junto à comissão que foi criada pelo Secretário da Fazenda com o propósito de elaborar essa proposta que foi aprovada pela Assembleia Legislativa.”

O Diretor Jurídico do Sindicato do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Fazenda Estadual do Maranhão – SINTAF/MA, José Oliveira Ataídes, parabenizou o Sindaftema pelos seus 12 anos de sindicalismo e afirmou que o SINTAF estará sempre lutando lado a lado nas questões que envolvam o bem comum de todos os fazendários da Secretaria Estadual da Fazenda.

Durante a cerimônia de 12 anos do Sindaftema, foram homenageados: o Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino; o Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Deputado Othelino Neto; o Secretário de Estado da Fazenda do Maranhão, Marcellus Ribeiro Alves; o Secretário Adjunto de Administração Tributária do Estado do Maranhão e também auditor fiscal, Magno Vasconcelos Pereira; a Secretária de Estado da Mulher e Agente da Receita Estadual, Terezinha Fernandes, a Vice-Presidente do Sindaftema, Cláudia Patrícia de Oliveira e o auditor fiscal, Jomar Fernandes.

Os homenageados receberam das mãos do Presidente do Sindaftema, Raymundo Emídio, e do Diretor Social da entidade, Ronaldo Oliveira, placas com mensagem de agradecimento pelo seu desempenho em prol da valorização e reconhecimento da importância do cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual do Maranhão, para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Recebendo homenagem por sua articulação política, o auditor fiscal Jomar Fernandes exaltou o impacto das conquistas alcançadas pelo Sindaftema, na Secretaria da Fazenda. “A recriação do Grupo TAF, a incorporação da PR, e uma série de outras questões que dizem respeito à melhoria das condições de trabalho dos profissionais do fisco maranhense vêm a se somar ao esforço de todos nós, para que a Secretaria da Fazenda hoje esteja no lugar onde ela está, como referência nacional pelo seu profissionalismo e pela dedicação de seus servidores.”

Muito emocionada, a auditora fiscal e vice-presidente do Sindaftema, Cláudia Patrícia de Oliveira, agradeceu o apoio do Secretário da Fazenda e dedicou a homenagem aos seus colegas de luta. “Agradeço o importante apoio do Secretário Marcellus, pois sem ele essa conquista não seria possível, mas queria registrar algumas pessoas que foram fundamentais para o nosso sucesso entre elas, Laudimar, Iolanda, Jorge Castro, Maria José e muitas outras que sempre se dispuseram a nos ajudar no que fosse necessário.”

Também homenageada por seu apoio político à categoria, a agente da receita estadual e Secretária de Estado da Mulher, Teresinha Fernandes, destacou a importância do Grupo TAF para o fortalecimento do Maranhão. “Num momento de dificuldade, de crise econômica que o Brasil vive, o fisco se empenhou, e liderado pelo secretário Marcellus, nos garantiu um reconhecimento a nível nacional, por garantir ao Governo recursos necessários para promover o equilíbrio das contas públicas. O Grupo TAF foi recriado, a categoria fazendária encontra-se orgulhosa, com autoestima elevada e se sentindo respeitada. Essa é a grande vitória!”

O auditor fiscal e Secretário Adjunto de Administração Tributária do Estado do Maranhão, Magno Vasconcelos Pereira, sentiu-se muito honrado com a homenagem do Sindaftema e enalteceu o reconhecimento do Secretário da Fazenda e do Governador do Estado para com os fazendários maranhenses. “Agradeço a diretoria do sindicato por essa belíssima homenagem e quero dizer que estou à disposição da categoria para contribuir com o seu fortalecimento e a sua valorização. Também quero ressaltar que as conquistas alcançadas foram fruto de um grande reconhecimento do Marcellus e do nosso Governador Flávio Dino. Eles têm reconhecido o nosso empenho para manter o Estado no excelente patamar em que se encontra, e por isso, estamos de parabéns!”

Em seu discurso, o Secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Alves, lembrou-se de quando aceitou o convite do Governador Flávio Dino, para assumir a administração tributária do Estado e agradeceu a homenagem recebida citando três palavras: gratidão, reconhecimento e ajuda. “Quando aceitei o desafio, eu tinha a convicção de um sonho, eu acreditava em um estado melhor! E passado três anos, quando recebemos uma homenagem dessa natureza, nos faz ter a certeza de que tomamos a decisão certa. Hoje nós temos uma equipe unida, de respeito, por isso, só tenho que agradecer por meio de três palavras: GRATIDÃO – Pela satisfação de contar com uma equipe de servidores do Grupo TAF e colegas administrativos extremamente competentes e profissionais, que conseguiram construir alguns indicadores que são exemplo para o país, como a 2ª melhor situação fiscal, maior crescimento de arrecadação do país em 2016 e maior crescimento do PIB em 2017; 2ª palavra RECONHECIMENTO – Um reconhecimento tanto pelo passado, daqueles que ajudaram a construir a história da Secretaria da Fazenda, ou seja, todos os aposentados que foram contemplados com a incorporação da PR, tanto pelo presente, aqueles que estão ajudando a promover tudo isso, e por último, a palavra AJUDA – Um pedido de ajuda, pois a missão ainda não acabou. Peço que todos continuem nos ajudando nessa busca por um Maranhão melhor.”

Na ocasião, representando ainda o Governador do Estado, Flávio Dino, Marcellus Alves agradeceu a honraria dada ao Governador e afirmou que o Governo do Estado continuará valorizando os seus servidores. “Enquanto o país hoje retira direitos dos trabalhadores, o Estado do Maranhão incorpora mais novos direitos. Nós temos um governador preocupado com os servidores, tanto é que temos reconhecido o trabalho de diversas categorias como do fisco, da educação, da saúde e da segurança. Esse é objetivo, valorizar o servidor e reforçar a sua autoestima.”

Encerrada a cerimônia, os filiados juntaram-se aos homenageados para cantar os parabéns ao Sindaftema.