Em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (08/07), a Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu ao auditor fiscal da receita estadual maranhense, Alim Rachid Maluf Filho, a maior honraria do poder legislativo estadual.
A entrega da medalha Manuel Beckman foi proposta pelo deputado Fernando Braide, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Alim ao estado. A comanda tem como objetivo homenagear personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento do Maranhão. Na solenidade, o parlamentar destacou a trajetória de décadas de trabalho de Alim Rachid Maluf Filho no serviço público.
Atuação de destaque no fisco maranhense
Por mais de 30 anos, o auditor fiscal Alim Rachid Maluf Filho dedicou sua vida à administração tributária do estado, assumindo posições importantes na Secretaria da Fazenda, onde foi secretário adjunto por várias vezes e entregou resultados que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social, bem como para o equilíbrio das finanças públicas.
Em 1971, integrou uma comissão que teve como missão reorganizar as antigas coletorias e postos fiscais, unidades até então isoladas em razão da falta de estradas, escassez de energia e meios de comunicação, transformando-as em unidades regionais fazendárias, o que promoveu um salto na arrecadação do ICMS. Entre suas medidas inovadoras da época, destaca-se ainda a criação do Centro de Treinamento da Fazenda.
Ainda na Sefaz, exerceu funções como Chefe de Gabinete, Assessor Chefe e Coordenador de Receita, o que culminou em sua nomeação como Secretário Adjunto nas gestões dos Secretários Pedro Novaes, Nelson Frota e Oswaldo Jacinto. Nas décadas de 80 e 90 participou de diversos projetos que promoveram a evolução da Secretaria da Fazenda, como a construção do 1º Centro de Tecnologia que formou a primeira rede informatizada do estado. O auditor fiscal participou ainda do primeiro grande projeto de modernização da administração fazendária do Maranhão, financiado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, que transformou a Secretaria de Estado da Fazenda em uma das mais modernas do país.
Contribuições para o esporte maranhense.
No cenário esportivo do estado, Alim realizou diversos feitos. Seu nome integra a lista de personalidades que ajudaram a promover o futebol e diversas outras modalidades no Maranhão! Enquanto dirigente do Moto Club, ajudou o time a conquistar o bicampeonato estadual em 2000 e 2001. Em 2003, a convite do governador Jose Reinaldo Tavares, assumiu a Gerência de Estado de Esporte e Lazer, implantando políticas públicas que levaram o Maranhão ao pódio ao promover centenas de campeonatos e torneios em todas as modalidades esportivas e contribuir na geração de atletas talentosos que marcaram época. A criação do Bolsa Atleta, a interiorização do JEM’S – Jogos Escolares Maranhenses, o retorno dos jogos universitários, o apoio a todas as federações estaduais e a criação de eventos nacionais e internacionais fizeram do estado referência no incentivo ao esporte brasileiro.
O Sindaftema esteve presente na solenidade, representado pelo diretor social Ronaldo Oliveira, e pelo conselheiro fiscal, Emanuel Régis. Na ocasião, o dirigente sindical enalteceu a condecoração recebida pelo colega. “Vemos com muito orgulho essa homenagem. Receber a Medalha Manuel Beckman é ter o reconhecimento de um trabalho realizado com muita entrega e dedicação, e o Alim Rachid Maluf prestou grandes serviços para a administração pública do nosso estado, bem como no cenário esportivo do Maranhão. É mais que justa esta honraria. Só temos a aplaudir a sua trajetória.”, afirmou Ronaldo.
A cerimônia contou ainda com a presença do Ex-Secretário de Fazenda, Nelson Frota, familiares, amigos e de personalidades do meio político e esportivo.
Sindaftema.