Auditor Fiscal do Maranhão apresentará projeto na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, no Egito.

O Auditor Fiscal da Sefaz/Ma e também diretor de Articulação Política e Assuntos Parlamentares do Sindaftema, Gustavo Victorio, estará entre os dias 6 e 18 de novembro, na cidade egípcia Sharm el-Sheikh, onde participará da 27ª Conferência Climática das Nações Unidas (COP27).

Durante o evento, Gustavo apresentará o SIFMA – Sistema de Fiscalização e Monitoramento do Agronegócio. O projeto de sua autoria, está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão e financiado pelo Banco Interamericano (BID), PROFISCO II.

Segundo Gustavo, é um projeto arrojado que oferece tecnologia de georreferenciamento, através de imagens de satélite de alta resolução e inteligência artificial capazes de rastrear todo o cultivo de milho e soja no estado.

Além de facilitar a fiscalização do setor agrícola e ambiental, o objetivo também é atuar para que esse plantio não ocupe áreas de preservação ambiental, comunidades tradicionais e quilombos. No Maranhão, o agronegócio é um dos setores mais lucrativo, com mais de 1 milhão de hectares em área plantada de soja e milho.

O projeto do auditor fiscal já foi apresentado em diversos eventos do mundo agro e de geotecnologia, o que despertou a atenção de vários estados que têm procurado a Sefaz/MA para saber mais sobre o sistema.

A comitiva maranhense no COP27 será representada por quatro secretarias: Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE).

 

Na mídia

O projeto da Sefaz que será apresentado na Conferência das Nações Unidas foi pauta do JMTV 2ª Edição, desta quinta-feira (03/11).

Confira no link abaixo a íntegra da entrevista que o auditor Gustavo Victorio concedeu para a TV Mirante.

top