O Sindaftema reuniu seus filiados na manhã desta sexta-feira (30/11), no auditório do Jornal O Imparcial, para apresentar-lhes o projeto de Reforma da Sede Social do sindicato e discutir estratégias para aumentar a frequência de visitantes na sede recreativa.

Seguindo a pauta com as deliberações que foi publicada no edital de convocação, o presidente do Sindaftema, Raymundo Emídio, iniciou a reunião apresentando o projeto de reforma da Sede Social aos filiados.

Localizada na Praia do Araçagy, de frente para o mar, a sede social foi “um presente” que a extinta associação (Aaftema) deixou para o sindicato em 2017, um patrimônio de 38 anos avaliado em torno de aproximadamente 02 milhões de reais.

Por ser uma área com instalações antigas e devido ao grande número de solicitações dos filiados para que se fizessem melhorias no local, a reforma da sede no Araçagy foi aprovada durante a assembleia realizada no início deste ano, quando na ocasião, foi apresentada a previsão orçamentária e os investimentos para 2018.

O projeto de restruturação do local foi apresentado aos filiados pelo arquiteto Daniel Santos, que expôs entre as principais modificações a ampliação do campo de futebol, melhorias no bar e cozinha, adaptação dos banheiros para pessoas com mobilidade reduzida e melhorias no estacionamento.

A planta com as alterações foi aprovada pelos filiados, além disso, foi criada ainda uma comissão para acompanhar a execução das obras a fim de que os serviços possam ser feitos de forma gradativa, não onerando o caixa destinado especificamente para esta finalidade.

A criação do quadro “Sócio- Extraordinário”, contemplando as categorias: “Parentes” e “Comunitários”, também foi um dos assuntos bem discutidos na assembleia. Com o objetivo de atrair mais frequentadores para a sede social e aumentar assim os lucros para o caixa do bar e restaurante bem como manter o vínculo com os familiares dos filiados que já faleceram, a sugestão foi colocada em votação. O quadro “Sócio-Extraordinário” foi aprovado, incluindo apenas a categoria “Parentes”. Desse modo, a partir de agora podem se filiar ao Sindaftema os familiares de Auditores Fiscais, até o terceiro grau. Ressalvando-se que ao Sócio-Extraordinário, destina-se exclusivamente o direito de desfrutar de todas as dependências da sede social no Araçagy, locação para eventos, bem como ter acesso aos convênios do sindicato, não podendo se envolver nas demandas da categoria, não tendo direito a voto. A taxa de contribuição do Sócio-Extraordinário” foi estipulada no valor simbólico de R$ 50,00 (cinquenta reais). O regulamento para esta categoria será elaborado com a participação dos integrantes da comissão que acompanhará a obra da sede social.

Ao final da reunião, o advogado do Sindaftema, Pedro Duailibe, tirou as dúvidas dos filiados acerca dos processos judiciais em andamento.

Pagamento de Precatórios – Pedro revelou que é preciso esperar o andamento da fila de espera para pagamento, e que apesar de estar a passos lentos em 2014, não há previsão de pagamento visto que a maioria dos precatórios dos filiados do Sindaftema é do ano de 2015.

Lapso Temporal – O escritório de advocacia já deu entrada nos processos, falta enviar a relação atualizada para o sindicato.

21,7% das Pensionistas – O jurídico continua atuando para exigir a incorporação da diferença nos contracheques das pensionistas.

15% referente à incorporação da PR para pensionistas – Ainda na luta para exigir a implantação do percentual.

Progressão Funcional – em fase de análise.

URV – Ainda em atuação, pois há dificuldade devido à ação inicial atingir apenas os filiados da época em que o processo foi impetrado no outro sindicato.

A mudança de endereço do Sindaftema também foi aprovada pelos presentes. Atualmente, o endereço oficial encontra-se situado na cidade de São José de Ribamar, desde a época da fundação do sindicato. Com a aprovação dos filiados, o endereço oficial do Sindaftema será alterado no estatuto, para a cidade de São Luís, local onde hoje é a sede própria do Sindaftema.

Ascom / Sindaftema