
A atuação dos auditores fiscais e demais colegas do fisco maranhense garantiu ao Maranhão, no período de julho a dezembro de 2025, a receita de R$ 9,3 bilhões, em valores reais. O montante superou o índice registrado no mesmo período do ano passado, que totalizou R$ 8,6 bilhões.
Segundo relatório do Núcleo de Estudos Econômico-Fiscais (NEF) da Sefaz/MA, a variação real entre os dois períodos, aferida pelo IPCA-IBGE, a preços de dezembro de 2025, foi de 8,68%.
Resultado superior ao parâmetro para pagamento de adicional de produtividade
Descontando o impacto do aumento da alíquota modal do ICMS (de 22% para 23%) no total da arrecadação real do segundo semestre, o crescimento real líquido foi de 5,90%, percentual superior ao parâmetro de 3%. O resultado garante aos servidores do Grupo TAF da Sefaz/MA o pagamento da produtividade pelo desempenho do órgão fazendário, no período de fevereiro de 2026 a julho de 2026.
Papel essencial do fisco
O bom desempenho reflete os esforços dos auditores fiscais e da administração tributária estadual para assegurar a responsabilidade fiscal e a sustentabilidade das finanças públicas no estado.
Reafirma ainda o papel imprescindível da categoria para a sociedade, pois ao proporcionar o crescimento da arrecadação, garante também mais investimentos em saúde, segurança, educação e serviços essenciais para a população.
Fisco forte, Estado fortalecido!






