Search

Auditores fiscais do Maranhão debatem reforma tributária em Seminário promovido pelo Sindaftema.

Evento fez parte das comemorações pelo Dia do Auditor Fiscal.

 

 

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Maranhão – Sindaftema promoveu no dia 16 de setembro, no auditório da OAB/MA, o Seminário “Reforma Tributária: Desafios e Perspectivas”.

O evento aberto ao público reuniu servidores fazendários, advogados, contadores, economistas e estudantes que discutiram os principais pontos da legislação, além dos impactos da Reforma Tributária no cenário fiscal e nas empresas do Maranhão.

 

A abertura do seminário contou com a presença de representantes de diversas entidades entre eles o vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão,  Fernando José, o chefe da Procuradoria Fiscal da PGE/MA, Marcelo Sampaio, o diretor social da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco, Ronaldo Oliveira, o presidente do Sindicato do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização da SEFAZ/MA, Heldon Menezes e ainda, o Secretário Adjunto da SEFAZ/MA, Magno Vasconcelos.

 

 

A programação incluiu uma palestra da advogada e mestre em direito tributário pelo IBET, Milena Martinelli. Na ocasião, ela abordou as principais modificações e perspectivas da regulamentação do novo sistema tributário.

O auditor fiscal Emílio Pereira participou do painel “Novos princípios do sistema tributário”, ao lado do chefe da Procuradoria Fiscal da PGE/MA, Marcelo Sampaio, e do presidente da Liga de Direito Tributário da UNDB, Gilton Morgan. A mediação ficou a cargo da auditora fiscal da SEFAZ/MA, Kércia Lanary.  

Os desafios da reforma tributária para as empresas maranhenses foram o assunto do segundo painel mediado pelo auditor fiscal da SEFAZ/MA, Gustavo Victorio. Na oportunidade, Guilherme Oliveira (presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/MA), Bruno Vilarinho (auditor fiscal da SEFAZ/MA) e Fernando José (vice-presidente do CRC/MA) discutiram como as empresas devem se preparar para a implementação, novos prazos e as exigências que impactarão diretamente as operações.

Ao final do seminário, houve o sorteio de brindes e bolsas de estudo oferecidas pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG.

O presidente do Sindaftema, Laudimar Rabelo, enalteceu a relevância da participação diversificada no debate. “Foi uma oportunidade única que nós tivemos de aprofundar o conhecimento junto com vários especialistas e discutir soluções práticas para os desafios atuais a respeito desse tema.”

   

 

 

 

 

 

 

Posts Relacionados