Auditor fiscal Fernando Resende emite Nota Pública de Retratação.

O auditor fiscal da receita estadual, Fernando Antônio Resende de Jesus, emitiu Nota Pública de Retratação, direcionada ao ex-presidente do Sindaftema, Raymundo Emídio dos Santos, e à toda a sua diretoria na época, em razão de declarações infundadas feitas por ele no Instagram e grupo de Whatsapp da Chapa Muda Sindaftema, durante a disputa eleitoral para renovação dos cargos da diretoria e conselho fiscal do sindicato para o triênio 2022/2025.

Confira na íntegra:

NOTA PÚBLICA DE RETRATAÇÃO

Venho a público retratar-me das declarações proferidas por mim contra a pessoa do Sr.º Raymundo Emídio dos Santos e à diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Maranhão (SINDAFTEMA), à época da disputa eleitoral para renovação dos cargos da diretoria executiva e conselho fiscal, no mês de maio de 2022.

No curso da então campanha eleitoral, ao exercer o meu direito à opinião, proferi declarações infundadas, no Instagram e grupo de WhatsApp da Chapa Muda SindAftema, acerca de demandas administrativas e judiciais do sindicato, em especial às despesas realizadas com a reforma na sede social da categoria e na relação entre os dirigentes sindicais e o escritório que lhe presta assessoria jurídica.

Reconheço que a gestão anterior do sindicato se orientou estritamente pelas diretrizes estatutárias, conduzindo as atividades sindicais em conformidade com as normas legais vigentes. Todos os membros da então diretoria são, reconhecidamente, pessoas de reputação ilibada e com importantes serviços prestados à Secretaria da Fazenda e aos cidadãos maranhenses.

É imprescindível destacar que a gestão anterior foi amplamente aprovada pelos seus filiados e prestou contas de seus compromissos, tendo suas demonstrações financeiras ratificadas pelos órgãos internos de supervisão: o conselho fiscal e a assembleia geral.

Esses esclarecimentos permanecem atuais, mesmo decorridos mais de um ano desde as eleições sindicais. Eles têm como objetivo destacar meu reconhecimento com relação à integridade e aos resultados das atividades sindicais durante o mandato do auditor Raymundo Emídio dos Santos como presidente do SINDAFTEMA. Além disso, reforçam a absoluta legitimidade do processo eleitoral que culminou na formação da nova diretoria da entidade.

Diante dos fatos, admito que houve excessos na forma de me expressar e, por ela, presto publicamente minhas desculpas por quaisquer palavras que tenham ferido a honra do Sr. Raymundo Emídio dos Santos e de qualquer membro da diretoria, que sempre pautou seus atos administrativos pela legalidade e pelos princípios sindicais.

Por derradeiro, reitero meu inabalável compromisso com as ações empreendidas pelo SINDAFTEMA e expresso minha reverência às diretrizes estatutárias que regem a nossa entidade.

Fernando Antônio Resende de Jesus

Auditor Fiscal da Receita Estadual