Dirigentes do Sindaftema debatem Reforma Tributária em reunião da Fenafisco.

O Sindaftema e diversas lideranças dos fiscos estaduais estão participando da 218ª Reunião do Conselho Deliberativo da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco, que está acontecendo desde ontem (28/02), de maneira presencial na cidade de Brasília/DF e também por videoconferência.

O presidente do Sindaftema, Laudimar Rabelo, e o diretor de articulação política e assuntos parlamentares, Gustavo Victorio, participam do encontro de forma virtual. Já o diretor social do sindicato, Ronaldo Oliveira, está na capital federal participando do evento como diretor de políticas sociais da Federação.

Em pauta, assuntos de interesse do fisco e do serviço público, entre eles, projetos parlamentares e a Reforma Tributária que foi tema destaque do primeiro dia do encontro. Na ocasião, auditor fiscal de Minas Gerais, Manoel Procópio Jr., integrante da força-tarefa da Reforma Tributária, comandada pelo secretário especial do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, fez uma breve apresentação do modelo de tributação sobre o consumo no Brasil, elencando aspectos negativos como a complexidade excessiva, conflitos de competência, ineficiências alocativas, entre outros, como fatores decisivos para as distorções e danos à economia do país. Ele defendeu ainda uma reforma estrutural do modelo atual de tributação sobre o consumo, com vistas a adequar o sistema brasileiro às melhores práticas internacionais, corrigir as distorções geradas pelo modelo atual de tributação e reorientar as relações federativas, superando o quadro atual de disputas e conflitos fiscais entre os entes.

Ainda na noite desta terça-feira (28/02), foi realizada na sede da Fenafisco a cerimônia de inclusão da foto do ex-presidente da Federação, Charles Alcântara, na Galeria dos Presidentes. Charles esteve à frente da Fenafisco por seis anos e teve a sua atuação exaltada pelo atual presidente Francelino Valença, que destacou a sua dedicação e humanismo como pontos chave para o sucesso do seu mandato nesse período.

A 218ª Reunião do Conselho Deliberativo da Fenafisco teve continuidade nesta quarta-feira (01/03). Ao longo do dia, os dirigentes sindicais deram sequência à pauta de discussões, alinhando o trabalho dos sindicatos à luta pela valorização do fisco no país.